O QUE É O QWERTY?
O Qwerty é a Academia de Código da Causas XXI.
Consiste numa introdução à programação para crianças do 1º ciclo do ensino básico.
As crianças aprendem os conceitos básicos para a criação de programas, através de uma ferramenta de programação por blocos, para que possam criar aplicações simples, animações e jogos.
PORQUÊ O QWERTY?
No Qwerty preparamos os alunos para o futuro digital! Desenvolvemos uma série de competências essenciais para este novo mundo, capacitando-os de forma lidarem como os novos e complexos desafios que a era digital lhes impõe.
Os trabalhos na Ciência da Computação representam o segmento de maior crescimento nos campos STEAM. Experimentamos computadores e suas criações digitais todos os dias. Já não é suficiente saber como usar um computador. Criar, desenvolver o pensamento computacional e a capacidade de personalizar aplicações para resolver os seus problemas são competências necessárias também.
Preparamos os alunos para os desafios do Séc. XXI
Competências transversais
Profissões do futuro
Profissões tecnológicas
Empreendedorismo
VANTAGENS E BENIFÍCIOS
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O currículo é projetado para envolver as mentes das crianças de forma a que passem de utilizadores a criadores.
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Estimula competências essências na aprendizagem como a criatividade, o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a resolução de prolemas.
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Desenvolvimento de características e qualidades como a iniciativa, a persistência/ coragem, a capacidade de adaptação, a liderança e uma consciência social e cultural que lhes irão permitir navegar na sua vida e nos ambientes de trabalho com sucesso.
O PROGRAMA
< AS ACTIVIDADES >
MÓDULO02
Destinado a alunos que já sabem ler, mas que não têm experiência em programação. Vão utilizar programas para resolver problemas e desenvolver histórias ou jogos interativos que podem compartilhar.
MÓDULO03
Neste módulo os alunos criam programas com diferentes loops, eventos e funções e escrevem algoritmos para tarefas diárias. Investigam diferentes técnicas de resolução de problemas e discutem os impactos sociais da computação e da internet.
MÓDULO04
A resolução de puzzles com complexidades crescentes permite aos alunos deste módulo aprender a combinar vários conceitos para a resolução de cada desafio. No final vão já ser capazes de criar programas com várias competências como loops e funções com parâmetros.
MÓDULOr
Estas aulas têm como objetivo incentivar a curiosidade natural das crianças, desafiando-as a construir projetos de robótica utilizando uma abordagem “hands on”, o que lhes permite explorar conceitos de engenharia e robótica.
MÓDULO05
Este é um módulo destinado à exploração e criação de jogos nas plataformas Scratch e Kudo. Desenvolvem projetos que incluem conceitos computacionais já apreendidos, bem como práticas de experimentação, iteração, teste e depuração, reutilização e remixagem, abstração e modularização.
MÓDULO01
No módulo inicial, os alunos começam a criar programas de computador, aprendendo a colaborar com outras pessoas. No final, terão criado o seu próprio jogo ou história personalizados.
O PROGRAMA
< OFERTA >
O nosso programa oferece às escolas todas as condições para desenvolver um projeto educativo tecnológico e promovendo as competências do século XXI.
Uma Metodologia própria de ensino adaptável e inovadora
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Sessões offline para introdução de conteúdos;
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Sessões online para aplicação de conteúdos;
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Sessões com robots para ligação entre offline e online;
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Olimpíadas da Programação.
Inovação contínua nos conteúdos programáticos
Todos os anos são lançados conteúdos novos, mantendo sempre o nosso currículo atualizado.
Desafios de Programação
Resolução de problemas através da aprendizagem das novas tecnologias privilegiando o pensamento, a criação e o empreendedorismo. É importante que os alunos desenvolvam autonomia na procura de soluções.
Recursos Humanos formados e de grande qualidade
Todos os recursos humanos na seguem uma profunda formação na metodologia e conteúdos para dar o melhor serviço a todos os parceiros.
Modelo de Implementação ou Parceria
Aulas Curriculares
Aulas Extracurriculares